22 outubro 2006

Sobre culpas e culpados

De certa forma, este breve escrito talvez seja a continuação do anterior. Dedico-os ao caro visitante Henrique, que fez com que eu abordasse, também, esta questão a respeito da perpectiva política. Como prometi, aqui está minha resposta a você:


Em nossa Nação, presenciamos escândalos diariamente. CPIs de “Mensalões e Mensalinhos”, dólares em roupas íntimas, máfias de sanguessugas e até gabirus. Muitos deles, inclusive, aconteciam há anos, ultrapassando gestões e governos diferentes. Denúncias de corrupções, calúnias contra governantes. A nossa política, para muitos, chegou a um estágio de degradação irreversível. Todos os dias, tenta-se apontar o culpado por tanto caos. Vã tentativa: talvez a culpa não paire apenas sobre um, mas sobre todos. Todos os brasileiros que se negaram a pesquisar sobre seus candidatos; que fecharam os olhos diante de uma realidade cruel, muitas vezes motivados apenas por um motivo ínfimo.

Culpa compartilhada, também, por todos: os que estão no poder e direcionam nosso país, pouco fazem para reverter esta situação hostil. Algumas vezes, vemos esforços individuais sobrepostos pela extensa e consolidada rede de corrupção instaurada em nossa Pátria, cuja desintegração só pode ser feita a partir de um único meio: o constante exercício da cidadania. Afinal, este direito não se exerce apenas de dois em dois anos: deve fazê-lo diariamente, na consciência política de cada cidadão do Brasil. Quem sabe assim alcancemos o sonho de construir um país democrático, livre e varonil.


Um comentário:

Alexandre_kiko disse...

Mari... pq vc não vira jornalista! vc tem o jeito! escreve bem pra caralho (foi mal o palavrão)!
Enquanto eu escrevo besteiras cotidianas e coisas que acho legais, vc escreve sobre o concreto. vc aborda assuntos que abrangem a todos, enquanto eu falo mais para mim mesmo que para os outros. VC é foda!
falowwwwwwwwwwwww