03 janeiro 2007

Armas



Nós lutamos para nada. Por nada. E, sobretudo, com nada. Nossas únicas armas são as palavras – mas elas são inúteis diante da ignorância.



A desinformação e a burrice são nossas piores inimigas. Minhas, principalmente. Elas sempre nos privam daquilo que há de mais precioso: o conhecimento – aquilo que nos resta quando o corpo, as jóias e a beleza vão embora. Aquilo com o qual nos esforçamos na construção de um mundo mais justo.




Hoje, ouvi que Filosofia não era conhecimento. Revoltei-me. Se não é, o que seria, então? Agora eu sei. Realmente, conhecimento a Filosofia não é. É algo mais. É sabedoria.



Sabedoria que falta a muitos detentores do poder – seja ele qual for. Infelizmente, meus caros, eles precisam muito da arte do “inútil”.




O inconformismo é nocivo àqueles que vivem no berço do capitalismo – ou da nossa sociedade -. Questionar é perigoso.


Cuidado. Você pode perceber que, como eu, é inútil.


Um comentário:

Anônimo disse...

Senti enorme satisfação.
Pela primeira vez a tigresa expõe garras afiadas.
Ah! Talvez seu interlocutor tenha alguma razão.
A filosofia talvez nada seja.
Ela absorve a sabedoria e a contempla.
E assim como 'a fé sem obras, é morta'; o conhecimento, também.
Precisamos nos entender, contudo.
Ademais...O que nos resta nessa fugaz existência?
Espero ansioso que vc rompa o casulo.
Grite...Grite.
A humanidade é muda.
Os desejos são surdos,
E as ciências não enxergam muito bem.
Creia nisso e as portas da compreensão serão destravadas.
Rejeite todo e qualquer axioma.
Nem sempre o todo é maior que a parte.
Escamas de pirarucu lixam melhor as unhas.
Comece mesmo a amostrá-las
*
Vc sabe quem eu sou.