15 outubro 2006

O Processo Eleitoral e a Construção da Cidadania

Atualmente, vivemos em um regime que se diz democrático. Segundo Aurélio, uma “doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição eqüitativa de poder”. Em nosso país, a aplicação da democracia e de seu exercício maior, a cidadania, ainda é utopia. Um sonho distante, há muito projetado pelo povo brasileiro.

O processo de construção de nossa cidadania é diretamente proporcional à eficácia de nosso processo eleitoral. Afinal, o direito de gozarmos dos direitos civis e políticos de nosso Estado depende principalmente da escolha consciente de nossos governantes. Porém, um povo que vive em condições desumanas de miséria, subnutrição e desemprego não tem acesso à – verdadeira - informação e, sobretudo , à educação necessária para escolher eficazmente o seu representante no Poder.

A Filosofia Política é um ramo da Ética que investiga o sentido da vida social e das relações de poder, para que sejamos capazes de descortinar uma coerente visão de mundo. Ressurgida nos anos 70 com a luta pela democracia em países submetidos em regimes autoritários, hoje ela se mostra ainda mais necessária. Onde a cidadania está longe de ser uma realidade e, a Constituição, longe de ser cumprida em sua totalidade, urgem os brados da verdadeira liberdade.

Do Imperialismo ao voto de cabresto e clientelismo, vivenciamos de tudo. E, ainda hoje, certas práticas persistem. Porém, lembremo-nos:


“Um voto tem mais força que um tiro de espingarda.”
Abraham Lincoln


Mariana Melo

Um comentário:

Anônimo disse...

Ficou ótimo, Mariana. O Jorge vai adorar.