20 abril 2006

Brasil



Muitos descreveriam o Brasil como o paraíso na Terra; outros discordariam ou até seriam indiferentes. Um equívoco: face a um país como este, não há como sê-lo sem parecer dissidente.

Uma nação rica em cultura, de um povo miscigenado e forte; um país de belíssimas riquezas naturais: praias, montes, coqueirais. Procurado por turistas internacionais – indiscutivelmente, tamanha beleza os atrai -, é terra do samba e do futebol; do carnaval e dos animais: fauna e flora não são latentes, estão sempre presentes em reservas florestais.

Mas tal fartura e magnitude faltam à vida de um povo trabalhador que, com suor, trabalho e dor, tenta garantir um futuro promissor. Povo esperançoso, alegre e também triste: beleza e corrupção no poder formam imagens díspares. Antes de tudo, nosso país é uma antítese.

De um céu risonho e límpido, este país observa, com seu olhar pueril, um povo heróico que ainda brada, retumbante, por sua liberdade e um local menos hostil. E quando este por fim vier, reafirmará frente à flâmula verde, amarela e anil: “Pátria amada, Brasil!”

Nenhum comentário: